Estudo de caso: portal do colégio nossa senhora das graças

Como exercício prático de melhoria da experiência do usuário (UX), escolhi como objeto de estudo de caso o Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG), em Fortaleza (CE). A unidade faz parte da Rede Cordimariana de Educação, que possui 7 escolas em diferentes partes do Brasil.

Nesta primeira análise, abordo aspectos da interface gráfica do portal do CNSG.

O primeiro ponto a ser destacado é que a atual versão do site possui 10 rolagens, com diferentes seções e recursos para o usuário. Isso mostra a riqueza de conteúdo e serviços oferecidos pela escola; mas vamos agora observar mais atentamente a disposição desses conteúdos.

À esquerda, temos a primeira rolagem do atual site do CNSG (arraste o botão para ver o antes e depois).

Da forma que está hoje, o portal do Colégio Nossa Senhora das Graças prioriza um banner com chamada para inscrições. A medida é importante e necessária para a captação de novos alunos. No entanto, poderia ser otimizado com uma imagem que levasse menos informações, sem tantos grafismos e com um botão de chamada para ação (CTA).

À direita, apliquei as melhorias sugeridas para a interface do usuário (UI), dando destaque para o anúncio das matrículas 2023, trazendo um breve texto descritivo e o botão CTA. Sem tantas distrações, o usuário tem um apelo mais direto, ampliando as chances de clique para o que interessa: novas inscrições.

Na segunda rolagem, o atual site do Colégio Nossa Senhora das Graças traz os seguintes itens: um menu de serviços com botões à esquerda, uma imagem panorâmica e em movimento da fachada da escola, um link com CTA (CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA. Clique aqui!) e uma seção para a Rede Cordimariana de Educação, com CTA para sua Missão, Visão e Valores.

Aqui temos várias melhorias que podem ser realizadas. Na versão atual, o menu de serviços acaba ficando no rodapé do site quando navegamos pelo celular. É importante lembrarmos que hoje os usuários, em sua maioria, acessam a internet por meio de dispositivos móveis.

Como solução, sugiro uma área mais minimalista, dando ênfase aos principais serviços. Os botões – que são imagens – passam a ser textos com hiperlink, facilitando o acesso do usuário, diminuindo o tempo de carregamento e melhorando a indexação nos buscadores.

A seguir, o site apresenta sua área de notícias; uma ótima oportunidade para mostrar ao público os últimos acontecimentos da escola.

No formato atual, o portal do Colégio Nossa Senhora das Graças usa imagens (que também são usadas em suas redes sociais), com uma tarja no rodapé e um breve título. À esquerda, há uma zona branca muito grande e sem uso.

Na proposta sugerida, aproveitei as mesmas imagens para ilustrar os conteúdos, centralizei os destaques e priorizei o texto com títulos e breve introdução da notícia – lembrando sempre da importância de textos para indexação os buscadores.

Logo abaixo dessa área, inseri um destaque exclusivo para inscrição na newsletter da escola. Dessa forma, incentivamos os usuários a se inscreverem, deixando seus contatos para futuras publicações. Essa medida pode ajudar a escola tanto a se aproximar do público externo como a ampliar sua base de leads.

Lembra do pequeno destaque dado à história da Rede Cordimariana na atual versão do site?

Nessa sugestão de redesenho do portal do Colégio Nossa Senhora das Graças, sugiro uma área exclusiva, valorizando a história e legado da Rede.

Outra seção importante e que merece ganhar mais visibilidade no portal é a de alunos aprovados no ENEM, vestibulares, olimpíadas, etc. Hoje, o site contém uma área dedicada a essas conquistas, mas com pouca visibilidade, baixo contraste (uso das cores amarelo e branco) e com perdas na versão mobile.

Na proposta que sugiro, os premiados têm maior destaque – tanto na versão mobile como desktop. A área ganha um texto de apresentação e link CTA para o usuário saber mais sobre as conquistas.

Para finalizar, apresento como sugestão uma mudança no modelo de rodapé do site. Hoje, o portal do CNSG apresenta três vídeos do seu canal no YouTube, quatro botões para sua proposta pedagógica, normas, serviços e orientações. A rolagem termina com conteúdos de suas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) incorporados ao rodapé.

Atualizando essa proposta, sugiro destacar um vídeo institucional principal – de preferência, da campanha publicitária mais recente – e rodapé com serviço: endereço, telefones e demais contatos (retiraria o item fax e deixaria apenas WhatsApp).

Acima, como está a rolagem final do site do CNSG atualmente. Abaixo, proposta de reapresentação do mesmo conteúdo.

Deixe um comentário